
Superlua e Eclipse Parcial Acontecem Juntos Nesta Terça (17) – Como Observar
5
9
0
Confira nesta terça-feira (17) a combinação de uma Superlua e eclipse parcial no céu noturno. Este fenômeno astronômico raro oferece uma oportunidade única para observadores de todo o Brasil!

A Superlua, que ocorre quando a Lua está em seu ponto mais próximo da Terra (o perigeu), será visível com até 14% maior e 30% mais brilhante do que em outras luas cheias. Este fenômeno acontece cerca de um mês após a Superlua azul de agosto, e traz um brilho incomum para o céu, tornando a noite desta terça ainda mais espetacular.
O eclipse parcial da Lua, por sua vez, ocorre quando a Terra, o Sol e a Lua se alinham, mas apenas uma parte do satélite fica encoberta pela sombra da Terra. No auge deste eclipse, apenas 3,5% da Lua será encoberta, criando o efeito visual de uma pequena "mordida" na sua superfície.
Como Observar a Superlua e o Eclipse Parcial
Ambos os fenômenos serão visíveis a olho nu em todo o Brasil, desde que as condições meteorológicas permitam. O eclipse parcial começará às 23h12 (horário de Brasília) de terça-feira, atingirá seu ponto máximo às 23h44, e terminará à 0h15 da madrugada de quarta-feira (18).
Se você deseja acompanhar o evento de maneira virtual, o Observatório Nacional realizará uma transmissão ao vivo no YouTube, a partir das 21h30.
Superluas de 2024
Além da Superlua de setembro, mais dois eventos lunares estão programados para este ano: em 17 de outubro e 15 de novembro. A maior Superlua do ano, no entanto, ocorrerá em outubro, quando a Lua estará cerca de 100 quilômetros mais próxima da Terra, proporcionando um espetáculo ainda mais brilhante.
E você, está preparado para observar a Superlua e o eclipse parcial nesta terça-feira? Não perca a chance de ver esse evento celestial único e compartilhe conosco como será sua experiência!